TEXTOS PARA O AUTOCONHECIMENTO

 

TEXTOS DE AUTOAJUDA, AUTOCONHECIMENTO, CONTROLE EMOCIONAL E ESPIRITUALIDADE

 

        Busque o assunto

        de seu interesse:

  

   

search engine by freefind advanced

 

 

 

REJEIÇÃO      

 

Certa vez, uma aluna chegou em minha sala muito chorosa, dizendo que seu companheiro havia terminado a relação repentinamente. Estranhamente, parecia que naquele momento o seu amor por ele havia aumentado! Não me lembro dela ter mostrado antes, tanto amor assim! Na verdade, pouco falava a respeito dele antes daquele dia! Estava lidando muito mal com a rejeição!

 

Ela sentia muito medo de ficar , pois segundo ela, não conseguia manter um relacionamento por muito tempo. Disse que sentia claramente que depois de algum tempo, o parceiro começava a rejeitá-la, embora ela não compreendesse o motivo. Se dizia dedicada e atenciosa com os parceiros, mas que mesmo assim, nunca se sentiu amada de verdade.

 

Perguntei a ela o que fazia de seu tempo quando estava sozinha?

Ela respondeu que procurava evitar ficar sozinha em casa, pois isso lhe dava angústia e começava a pensar que realmente não era uma pessoa interessante, que devia ser diferente, que devia ser isso e aquilo....

Eu a interrompi dessa sequência de críticas destrutivas e pedi para que considerasse a possibilidade de estar enxergando a situação e a si mesma por uma ótica distorcida e negativa demais.

 

Em primeiro lugar, todos nós precisamos, antes de nos sentirmos amados, antes de pretendermos ser necessários e agradáveis para alguém, sermos tudo isso para nós mesmos! Antes de pretendermos nos sentir amados, precisamos nos amar! E nos amar, quer dizer gostarmos de nossa própria companhia!

Nos amar não quer dizer que tenhamos que ser perfeitos! Mas também não quer dizer que louvamos nossos defeitos! Quer dizer que tentamos nos conhecer e procuramos cuidar de nós mesmos, transformando o que possa nos prejudicar em nossa conduta e pensamentos, e reconhecendo nossas qualidades. Sentindo que trabalhar em nós mesmos é muito compensador!

 

Se não nos conhecermos, nos amarmos e respeitarmos, gostando de nossa própria companhia, é pouco provável que alguém querer estar conosco, nos amar ou respeitar!

 

Imagine se você gostaria de estar ao lado de alguém que é pessimista, vive reclamando da vida, desanimado diante das pequenas coisas do dia-a-dia, que não sabe sorrir para a vida, que se acha pouco interessante e que é pesado e triste? Você não se sentiria constrangido e chateado se essa pessoa quisesse vir conversar com você? Você chamaria uma pessoa assim, que vive se sentindo uma pobre vitima de tudo e todos, para sair e se divertir?

 

Agora imagine se gostaria de estar ao lado de alguém que vive com medo, cobrando carinhos e atenções, que gruda em você como um polvo e não o deixa dar um passo sem que esteja se colocando à sua frente, solícito! Sufocante, não é mesmo?!

 

Quem não gosta de si e de sua própria companhia, quem não gosta de estar em alguns momentos, quem não sabe se divertir consigo mesmo não pode ser uma boa companhia para ninguém, pois não é uma boa companhia para si mesmo, antes de mais nada!

 

Não precisamos ouvir que alguém nos ama, para nos amar! Mas se nos amarmos de verdade, amaremos de verdade outras pessoas e certamente ouviremos isso de alguém também!

Estar e se amar, não projetar nossa vida em função dos outros, não jogar as responsabilidades de nossa felicidade nas mão de ninguém, não jogar o peso de nossos problemas nos ombros de ninguém, não nos apegar às pessoas a ponto de sufocá-las, tudo isso, são aprendizados importantíssimos em nossas vidas!

 

Não podemos basear nossa vida e seu valor em um relacionamento!

Relacionamentos são trocas, são aprendizados, companheirismo e amor, mas não são tábuas de salvação! Nenhum relacionamento pode nos salvar de nós mesmos!
Se não entendermos isso, possivelmente vamos lidar muito mal com qualquer tipo de rejeição! Vamos querer controlar o parceiro, não suportaremos a perda, faremos um drama imenso e afastaremos cada vez mais as pessoas! 

Pensar que nosso propósito nessa vida seja ter um companheiro ou companheira, e que se não tivermos não viveremos, é enxergar muito pouco a respeito do que seja nossa vida e missão!

Olhe antes de tudo para si, descubra-se, enxergue-se primeiro, para depois poder descobrir e enxergar os outros. Caso contrário, seu julgamento a respeito dos outros fica comprometido e você erra! Ame-se, ame a vida, que os bons relacionamentos acontecerão como consequência! Lembre-se de que ninguém pode pretender dar aquilo que não possuir! Encha-se de amor para poder dar e receber amor!

 

Portanto, não são os outros que nos rejeitam! Somos nós quem nos rejeitamos primeiro, e os outros apenas copiam e concordam com nossa atitude!

 

MEDITAÇÃO

 

Por hora, vamos meditar sobre isso fazendo o relaxamento narrado da página Meditação on line. 

Durante o espaço musical procure tirar sua mente dos pensamentos que tem a respeito de suas falhas e erros, e deixe que venha a percepção de sua alma, de seu amor, de seus sentimentos mais sublimes!

Deixe vir aos olhos de sua mente uma bela paisagem! Sinta-se nesse lugar paradisíaco! Respire esse ar amoroso e tranquilo!

Envolva-se no sentimento de amor, pois esse é o sentimento que nos liberta da crítica negativa. Deixe que seu coração se complete, se encha do mais puro amor. Projete esse amor a seu corpo, a sua mente, a sua vida. Deixe que o amor tome conta de cada célula de seu corpo, de toda sua alma! Sinta-se assim, amoroso e pleno! Ame-se! Você é um ser muito, muito especial, porque é único! Não há no universo inteiro outro ser igual

 

Abençoe sua vida, sua saúde e seus relacionamentos! Agradeça tudo o que possui e pense melhor antes de falar mal de si mesmo, ok?!

 Fique em paz, no amor e na divina perfeição que somos todos nós, almas divinas!  

 

Com muito carinho,

 

Vera Calvet

 

  Compartilhe este texto no

   


 

Mais textos

 

 

Este texto e assunto fazem parte do livro - Quando eu abrir os olhos

 

www.livrosrashuah.com.br

 

Textos, Mensagens e Meditações para o Autoconhecimento

 

 

 

  Compartilhe esta página no

   


Siga-nos no

 

 

 

 

 

VISITE NOSSA LIVRARIA ONLINE

LIVROS, CDS,DVDS,

CURSOS E CONSULTAS  

ONLINE

 

 

 


LIVROS DE MEDITAÇÃO E AUTOCONHECIMENTO, CURSOS E CONSULTAS ONLINE, CDs DE MEDITAÇÕES NARRADAS, VÍDEO AULAS e DVDs

Receba e pague com segurança através de boleto ou cartão em até 12x

 

             

                           CONHEÇA NOSSA LIVRARIA online AQUI

                                                                                                                   

 

 

 TESTES

 

MEDITAÇÃO

CURSOS RÁSHUAH

TERAPIAS RÁSHUAH

OFICINAS PARA CRIANÇAS 

ESTRESSE NO TRABALHO

Causas e sintomas

RÁSHUAH PARA EMPRESAS

  WORKSHOPS

para o autoconhecimento