Ciúme e drama nos relacionamentos

Grande causa de conflitos e sofrimentos nos relacionamentos!
O ciúme, via de regra, se torna um motivo para tragédias cotidianas quando se torna obsessivo.
Toma conta da mente de uma forma torturante e a pessoa se torna refém de sua própria insegurança.
Claro que o ciúme faz quem está sendo acusado e vigiado sofrer, mas sofre demais quem o sente! E com certeza quem o sente não gosta absolutamente desse sentimento também.
Mas algo acontece e esse sentimento surge aparentemente do nada e passa a controlar a pessoa de tal forma, que nenhum pensamento racional consegue aplacá-lo.
Do que é feito esse chamado, antigamente, de "monstro dos olhos verdes"?
O ciúme constante e excessivo pode estar ligado a alguns sentimentos inconscientes que são os detonadores. E a pessoa transborda refém desses sentimentos confusos:
1- Baixa autoestima.
Quando a pessoa tem pensamentos conscientes ou inconscientes de que não é merecedora de amor ou que não seja boa o suficiente para ser tão amada quanto ama o outro.
Esses pensamentos de baixa autoestima podem ser resultados de uma infância onde foram muito criticadas ou exigidas. O que pode fazer com que desenvolvam uma falta de confiança a respeito de seu próprio potencial e poder.
Sem autoconfiança, sente que todos possam ser uma ameaça ao seu relacionamento.
2- Controle.
Quando a pessoa tem a sensação de que precisa ter controle sobre tudo e todos à sua volta. Pessoas controladoras podem ter convivido em sua infância com figuras de autoridade que se colocavam como vítimas. Pessoas que se queixavam da vida e se diziam impotentes o tempo todo. E uma criança, assistindo a essa situação, tende a se sentir culpada e responsável pelo bem estar emocional de quem se faz de vitima.
Essa criança então, tende a ser um adulto que pensa ter que resolver e controlar tudo à sua volta para que ninguém sofra.
Ou podem ter sido crianças muito mimadas que pensavam serem donas do mundo, e que todos devam girar à sua volta, realizando seus caprichos. Não admitindo ser contrariada ou pouco idolatrada.
Seja de uma forma ou de outra, as pessoas controladoras têm medo do futuro e normalmente não confiam na vida.
3- Espelhamento.
Quando o ciumento, por trair ou sentir vontade de trair, tem medo de que o parceiro realize isso de fato.
O ciumento está, nesse caso, espelhando no outro o que na verdade tem dentro de si. Seu pensamento, seja consciente ou não, repete sempre algo como: "Se eu não sou confiável, ninguém é!" ou "Se eu sou capaz de fazer isso, todo o mundo também é!"
O ciumento, nesse caso, espelha a si mesmo, enxerga a si mesmo nos outros.
4- Percepção e negação. Quando existe de fato uma postura falsa do companheiro, mas o ciumento não quer admitir que esteja sendo enganado.
Algumas vezes, busca provocar uma discussão na intenção de que o outro negue a traição, minta dizendo ser fiel. O ciumento, nesse caso, ao provocar a discussão não quer ouvir a verdade, e sim, que o outro negue a traição! Dessa forma, satisfeito momentaneamente, passará mais algum tempo com sua dor aplacada, mesmo enganando a si próprio, pois não terá que tomar nenhuma atitude para terminar a relação ou confrontar o parceiro.
Mas o ciúme persistirá! Em todos os casos existe erro de percepção.
O ciumento estará enxergando algo que reflete seu interior conturbado, suas emoções e crenças e não, a verdade. E, é claro que quando estamos conturbados, tomamos atitudes conturbadas que podem gerar efeitos desastrosos.
Mais importante do que falar o que pensa e sente, é saber calar quando perceber que o limite do respeito e amor pode estar sendo ultrapassado! Precisamos nos conhecer e nos curar antes de podermos nos relacionar prazerosamente e verdadeiramente com alguém!
O autoconhecimento é o único caminho para termos relacionamentos felizes, com trocas e crescimentos.
Amor sem sabedoria pode fazer muito estrago!
,
Sobre a autora do artigo: Vera Calvet
Leitura indicada:
Livro O Eu Controlador
e Livro O Poder Tóxico das Emoções
Podem ser encontrados em nossa
Conheça também nossos Cursos e Terapias de Autoconhecimento - presenciais e online
Cuide de si! Você merece uma vida harmoniosa e feliz!
.
Tags: