Blog Ráshuah - Os melhores textos e mensagens de autoconhecimento e meditação

Isolamento, solidão - Chega disso!


Conhecemos pessoas que temem a solidão. Podemos ser nós mesmos uma delas.


Mas na verdade, é natural estarmos sozinhos, ao menos em nossos pensamentos, sentimentos e em cada gesto!

Cada respiração e batimento cardíaco são unicamente nossos e provocados por nosso corpo e mente!

Nesse sentido, estamos e estaremos sempre a sós, conosco!

Então, ser só e responsável único por tudo o que pensamos, sentimos ou fazemos é natural! E por mais que estejamos cercados de pessoas, essa nossa solidão do eu será sempre nossa! E ela é boa! É importante! Reconhecê-la é a nossa paz interior!

Creio que o que podemos temer e que podemos e devemos evitar, é o ISOLAMENTO, e não o estar só, que é natural! Isolar-se seria o não compartilhar nossos pensamentos, alegrias, momentos e sentimentos gerados na solidão de nós mesmos, com ninguém mais! É não ser capaz de compartilhar, trocar experiências de vida com alguém! Somos seres sociais que aprendem e crescem através dessa troca com outras pessoas!


Li certa vez uma frase atribuída a Carl Jung, psicanalista que sucedeu Freud, e usamos muito no Ráshuah, que resume o conflito da alma do ser humano na busca de si, que é: "O paciente precisa estar só, para reconhecer o que realmente o sustenta, quando mais nada externo consegue sustentá-lo. Só então encontrará sua base indestrutível!" Nada pode ser mais verdadeiro e certeiro do que essa frase!


Só estaremos realmente tendo chances de entrar em contato com o que é verdadeiramente importante em nossa vida, quem somos e o que nos sustenta, quando percebemos que nada no mundo externo pode nos sustentar de fato. Esses momentos podem chegar sem dor, com a colaboração de nossa consciência que se expande e deixa de atribuir ao externo, aos outros, o poder de sustentar nossa vida. E passamos a enxergar tudo e todos como sendo companheiros de caminhada e não como muletas! Ou, esses momentos podem vir com angústia, medo e sensação de solidão. É quando em meio à dor, todas as nossas crenças são desafiadas e não podemos contar com ninguém para sustentar nossa angústia e nossa vida. Parece que o chão se abriu a nossos pés, e nos falta apoio. Nesse momento de extrema sensação de solidão, sentimos como se nada pudesse nos motivar ou tivesse importância, consistência ou objetivo. Essa é a grande noite escura da alma! Que chega nos avisando que é hora de despertar!


Alguns de nós passam pela noite escura com muita dor, outros nem tanto.

O fator determinante será o quanto gostamos de nossa própria companhia e o quanto nos conhecemos. Se continuarmos a procurar no externo as motivações para viver ou buscar nossa identidade na opinião dos outros, estaremos fadados ao insucesso e muitas frustrações. Nosso olhar precisa se dirigir ao interno, à busca de nossa base indestrutível. E essa busca pode ter início com muita curiosidade e prazer! Tudo dependerá do nosso olhar! Mas infelizmente, algumas pessoas precisam chegar a um ponto quase insuportável de tensão para começarem a fazer esse caminho interior. E talvez por não conseguirem abandonar a visão distorcida de si e a opinião do mundo, acabem provocando, sem perceber, que esse mesmo mundo ao qual se apegam as abandone ou traia suas crenças. Talvez precisem se sentir descendo às profundezas de um poço escuro para buscar suas respostas e sustento no eu interior. Mas seja qual for o motivo da descida, gosto de dizer que no "fundo do poço existe uma potente mola, e não, um ralo!" Essa mola é o que nos impulsionará para cima! Às vezes, só mesmo chegando ao fundo da piscina é que encontramos apoio pra dar impulso e voltar à superfície!


Qual é sua base indestrutível? Quem é você realmente? Quais os seus anseios de alma? Existe algo que só você pode fazer nesse mundo e por isso nasceu, por isso está aqui e agora nesse planeta Terra!

Algo que tem em seu interior que merece ser compartilhado com o mundo! Busque e faça o que veio fazer, sem se importar com o que o externo ache a respeito! Ouse! Construa algo que tem em seu coração e verá o quanto o mundo precisava disso! Mas somente você é quem poderia fazer, pois somos seres únicos e a cada um de nós cabe uma parte dentro da grande obra para a construção de um mundo melhor! Todas essas respostas estão dentro de você! Perceba que na verdade você já conhece essas respostas, mas apenas não ousou reconhecê-las! Não existe solidão para quem encontrou a si mesmo! Você nunca esteve só!

Apenas deixou de perceber as pessoas e a vida a sua volta! Mas é tempo de sair da caverna e compartilhar!

Você acha que as pessoas não se abrem para recebê-lo? Veja se na verdade não foi você quem se fechou! Seja qual for o motivo que o tenha levado a isso, chega! Respire e deixe a vida fluir! Abra-se que as pessoas certas e as novas experiências responderão prontamente!

Seja feliz! Você merece!


.


Sobre a autora do artigo: Vera Calvet



Estudo indicado:


Conheça o nosso método exclusivo de

Terapia de Autoconhecimento

presencial e online

.

Assuntos abordados
escolha o tema de sua leitura
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags

Textos e mensagens para o autoconhecimento, autoestima, meditação, autoajuda, relacionamentos, espiritualidade, prosperidade e uma vida mais plena!

Rio de Janeiro

Matriz Barra da Tijuca - (21) 2143-1571

WhatsApp e celular: (21) 992544934

Centro, Zona Norte e Sul do Rio de Janeiro e demais cidades listadas abaixo, Terapeutas e Instrutores autorizados para atender a você, sua empresa, escola ou grupo.  

Nova Friburgo - Sítio para retiros em Lumiar

Cabo Frio - (21) 97225-1708

São Paulo - (11) 98691-0192  

Buenos Aires - Argentina - www.rashuah.com.ar

Cursos e consultas online, ivros e dvds

Aqui, em nossa livraria online

Siga-nos

Pagina Facebook Ráshuah
Página G+ Ráshuah
Página Tuwitter Ráshuah
Página YouTube Ráshuah

Verifique o cadeado 

no seu navegador

Para políticas de troca, devolução e reembolso clique aqui.
Instituto Ráshuah do Brasil CNPJ: 04.320.730/0001-20 Est. do Itanhangá, 945 - © 2020 – Todos os direitos reservados - contato@rashuah.com.br