Rio de Janeiro

Matriz Barra da Tijuca - (21) 2143-1571

WhatsApp e celular: (21) 992544934

Centro, Zona Norte e Sul do Rio de Janeiro e demais cidades listadas abaixo, Terapeutas e Instrutores autorizados para atender a você, sua empresa, escola ou grupo.  

Nova Friburgo - Sítio para retiros em Lumiar

Cabo Frio - (22) 99722-5464

São Paulo - (11) 98691-0192  

Buenos Aires - Argentina - www.rashuah.com.ar

Verifique o cadeado 

no seu navegador

Cursos e consultas online, ivros e dvds

Aqui, em nossa livraria online

Siga-nos

Pagina Facebook Ráshuah
Página G+ Ráshuah
Página Tuwitter Ráshuah
Página YouTube Ráshuah

Blog Ráshuah - Os melhores textos e mensagens de autoconhecimento e meditação

Causas do estresse no trabalho

08/02/2017

O QUE É O ESTRESSE 

 

O estresse não é propriamente uma doença, e sim um estado do organismo, quando submetido ao esforço e à tensão.

 

Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação.

O prejuízo, entretanto, acontece quando as situações estressantes são contínuas e o organismo começa a sofrer com as constantes reações químicas que se sucedem, sem que haja tempo para a eliminação dessas substâncias, nem tempo necessário para o descanso e a recuperação física ou emocional.

 

SINTOMAS DO ESTRESSE

Por não ser uma doença, propriamente, os sintomas do estresse são indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes. Podem ir desde uma dor de cabeça, distúrbios do sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração ou tensão muscular, a dificuldades respiratórias, dificuldade de memória, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardíacos, e até mesmo distúrbios psíquicos como síndromes, depressão e pânico.

 

Fique atento aos seguintes sintomas:

1- Se demonstra sinais de cansaço constante, dores musculares, dores de cabeça e resfriados, além da pressão alterada. Problemas gastrointestinais, distúrbio do sono ou qualquer distúrbio ou incomodo que persista por um período mais longo do que quatro a cinco dias. Atenção também ao estado mental e emocional!

2- Como está o nível de tolerância, ânimo e atenção. Irritabilidade, desânimo, falta de concentração.

3- Ao notarmos também que os pensamentos estão confusos, que esquecemos coisas simples e cotidianas, que nosso estado emocional está oscilando, é hora de assumirmos que precisamos cuidar e prestar mais atenção a nós mesmos, urgentemente!

 

O estresse pode ser desencadeado por grandes e pontuais motivos, como também por inúmeros e pequenos motivos que vão se acumulando, sem que possamos perceber quando teve início. Seja como for, a mensagem clara que nossos sistemas físico, emocional e mental estão nos enviando é a de que passamos do nosso limite!

 

AUTOCONHECIMENTO COMO FORMA DE LIDAR COM O ESTRESSE

 

A primeira coisa que podemos fazer é pensar a respeito do que sentimos, com sinceridade. Precisamos pensar e sentir se de fato concordamos em viver dentro de caixinhas apertadas ditadas pelos padrões!

 

Procure investigar a verdade de seus sentimentos e desejos!

É realmente impossível viver sem a aprovação de todos?

É tão terrível dizer um "não" de vez em quando?

Quais são seus verdadeiros medos?

É impossível ter uma vida confortável sem o carro ou o equipamento eletrônico do ano?

Você trabalha no que realmente gosta e tem talento?

Você não acha que pode ser amado pelo que é, em vez de ser amado pela sua aparência ou o pelo que você significa?

As atitudes alheias têm de fato tanto poder em suas emoções?

Como anda seu autocontrole emocional?

Quem controla suas emoções? Você ou as pessoas e os eventos?

Quem é você de verdade?

No que deixou os padrões e exigências transformarem a sua vida?

 

Não adianta reclamarmos que o patrão, a empresa, a esposa, os filhos, o marido, os amigos não conseguem nos enxergar, quando na verdade, não nos conhecemos o suficiente para mostrarmos quem somos! Autoconhecimento, antes de tudo!

 

Não há como viver feliz e realizado sem nos conhecermos de verdade! 
Somos chamados a escolher nossas profissões muito cedo, sem a idade e experiência suficientes para que essa escolha seja feita segundo nossa verdadeira vocação e vontade!

Nesse sentido, como sermos felizes em nosso ambiente de trabalho, se podemos estar exercendo uma função e profissão que não nos fazem felizes e realizados?

Novamente o autoconhecimento é a nossa cura!

 

CAUSAS DO ESTRESSE

No meu LIVRO com CD - Estresse no Trabalho e na vida pessoal - abordo as formas de estresse que nos acometem no ambiente de trabalho e como lidar com cada uma delas:

- Estresse Ocupacional - Tipo de trabalho;

- Estresse Ambiental;

- Estresse Social;

- Estresse Emocional;

- Estresse Pós Traumático;

- Estresse nos relacionamentos de trabalho;

- Estresse nos grupos por problemas de comunicação;

- Estresse físico e mental, etc.

 

Aqui, por falta de espaço, podemos citar dentre as principais causas emocionais do estresse no ambiente de trabalho e na vida pessoal, basicamente três principais: Alto padrão de exigência pessoal, medo e frustração.

 

O tipo de vida que nos autoimpomos, onde pensamos ser necessário obter muito mais recursos financeiros do que realmente necessitamos, nos exige mais esforço para cumprir o padrão estabelecido e nos coloca diante de conflitos na vida profissional! Onde há cada vez mais competição e menos espaço!

 

A EXIGÊNCIA DO PERFIL DO FUNCIONÁRIO PERFEITO

 

 

O perfil do que se diz ser de um bom profissional, tanto para as empresas quanto para cada um de nós, passa por características de semideuses, onde devem existir absolutamente todas as características de um ser perfeito:

 

O profissional deve ser criativo, ter ótima comunicação, ser competente, disposto, ter grande poder de concentração, precisa saber mandar e saber receber ordens.

 

Deve ser um profissional que sabe ouvir e se colocar, sabe estimular o crescimento do grupo e dos indivíduos além de almejar, para si e para a empresa, o crescimento.

 

Tem muito boa aparência e alto grau de compreensão do comportamento humano, pois deve saber lidar com ataques histéricos de seus patrões sem se abalar.

 

Deve aceitar quando for colocado sobre os seus ombros a responsabilidade de um erro que na verdade não lhe compete, pois tem alto grau de tolerância e um emocional impecável e saberá discernir, esclarecer e apaziguar o conflito, sem se abalar.

 

Deve sempre estar pronto para se dedicar de corpo e alma a empresa, sem hora para terminar um serviço e jamais deixar que seus problemas pessoais interfiram em seu trabalho, e por aí seguem as exigências.

 

PADRÕES DE EXIGÊNCIAS na VIDA PESSOAL

Existem também inúmeros padrões para os comportamentos familiares e pessoais, onde são estabelecidos padrões para o comportamento ideal dos pais com os filhos, dos filhos com os pais, padrões para as amizades, para os relacionamentos amorosos, enfim, temos padrões e caixinhas fechadas em todos os setores de nossas vidas! E exigimos nos encaixar de uma forma ou de outra!

 

Como então, não se exigir tanto nem ter medo ou se sentir frustrado e inadequado diante de tantos padrões de perfeição?

 

A saída para tudo isso é AUTOCONHECIMENTO! Só assim, nos conhecendo de verdade, sabendo lidar com nossas dificuldades, percebendo nosso valor e poder, nossas qualidades, podemos nos desapegar desses padrões externos e sermos nós mesmos!

 

Deixar de lado o personagem que pensamos que o mundo deseja e assumirmos nosso verdadeiro eu!

Sermos autênticos, de bem conosco, atrairemos as pessoas e o trabalho que merecemos!

E merecemos tudo de bom e positivo que o mundo tem a oferecer!

 

.

 

Sobre a autora do artigo: Vera Calvet

 

 

Leitura indicada:

 

 

Livro Estresse no trabalho e na vida pessoal - Vem acompanhado de 1CD com relaxamento narrado.

 

Você vai compreender o estresse de outra forma, e o mais importante, aprenderá a lidar muito melhor com ele!

 

 

 

 

 

 Conheça o Guia Vocacional Ráshuah - Método exclusivo

Presencial ou online

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Assuntos abordados
escolha o tema de sua leitura