Rio de Janeiro

Matriz Barra da Tijuca - (21) 2143-1571

WhatsApp e celular: (21) 992544934

Centro, Zona Norte e Sul do Rio de Janeiro e demais cidades listadas abaixo, Terapeutas e Instrutores autorizados para atender a você, sua empresa, escola ou grupo.  

Nova Friburgo - Sítio para retiros em Lumiar

Cabo Frio - (22) 99722-5464

São Paulo - (11) 98691-0192  

Buenos Aires - Argentina - www.rashuah.com.ar

Verifique o cadeado 

no seu navegador

Cursos e consultas online, ivros e dvds

Aqui, em nossa livraria online

Siga-nos

Pagina Facebook Ráshuah
Página G+ Ráshuah
Página Tuwitter Ráshuah
Página YouTube Ráshuah

Blog Ráshuah - Os melhores textos e mensagens de autoconhecimento e meditação

Ansiedade - Vencendo o que nos consome

01/12/2016

 

A ansiedade pode estar relacionada ao hábito de pensamentos sempre voltados para o futuro e, como não temos meios de saber ainda o que nos reserva o futuro, isso pode dar estresse.

 

Já a tristeza e a falta de vontade de agir pode estar relacionada ao hábito de pensamentos voltados para o passado e como não podemos mudar os eventos de passado, podemos ter medo de que esse passado se repita.

 

Portanto, é possível que o sentimento que esteja tirando suas forças, sua energia e percebido como ansiedade, tenha outro nome: Medo - de não conseguir controlar os eventos.

 

Gosto de dizer a meus alunos que "DEUS É MUITO CRIATIVO E NÃO REPETE UM DIA OU UM EVENTO SEQUER em nossas vidas!"

 

Então, se pensamos que algo parece ser a mesma situação se repetindo ou com o perigo de vir a se repetir, saiba que não é Deus ou o destino repetindo eventos, e sim, NÓS QUE NÃO MUDAMOS o nosso olhar nessa direção!

Com certeza, estaremos insistindo no velho hábito de ver as coisas com os olhos do passado ou com a mesma pressa, medo e ansiedade no futuro.

 

O passado são só pensamentos, memórias, fotos mentais. E o futuro também é só um pensamento agora, neste momento. Portanto, passado e futuro, só existem nos pensamentos! Não estão aqui e agora no presente! Não são concretos e reais no agora!

Você pode estar com medo de algo irreal, que não está aqui no momento! Medo de sombras e fantasmas criados e recriados por seus pensamentos!

 

Só o agora é real! Nosso poder de ação e de mudar o que não nos convém está no AGORA! É no agora que está seu poder e não no passado ou no futuro! Nesse momento você não pode agir no passado e nem no futuro, pois está no agora! Você não existe mais no passado e nem existe ainda no futuro! Você só existe AGORA!

 

Procure trazer seu pensamento para o único lugar real, para o agora! Se você deseja construir um bom futuro, tem que agir no agora e se estiver ocupando sua mente com pensamentos de futuro o tempo todo, além de ficar ansioso inutilmente, ficará desatento ao agora, às oportunidades que estão, agora, na sua frente esperando sua ação.

Ao estar desatento ao seu momento atual, não verá as inúmeras oportunidades que tem nesse momento de agir e construir o bom futuro que deseja. E dessa forma, o bom futuro que tanto sonha ficará cada vez mais longe, apenas no pensamento. Você não consegue construí-lo fora do agora! Precisa desistir de querer construir seu futuro em outro lugar que não seja o agora, pois é aqui, hoje, que conseguirá começar a trabalhar nisso!

 

É claro que não é tão simples mudar o foco do pensamento para o agora, quando se tem anos de treinamento mental contrário, ao jogar sem parar a sua mente para o futuro!

Mas é um esforço consciente que você precisa começar a fazer!

As pessoas que sofrem de ansiedade crônica precisam buscar ajuda médica e com o tratamento adequado, conseguirá começar a trabalhar sua mente conscientemente!

 

TRUQUE PARA AJUDAR A TRAZER SUA MENTE PARA O MOMENTO:

Existe um truque muito bom para trazer seus pensamentos para o momento presente, e controlar a ansiedade que é: Respire!

Sim! O grande truque é LEMBRAR-SE DE SUA RESPIRAÇÃO!

Respire atentamente, observando a entrada e saída do ar de seus pulmões por alguns minutos, como se tudo o que importasse na sua vida fosse apenas o ato de respirar calmamente, lentamente. Só isso!

Isso funciona porque nossa atenção não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. Ou você respira concentradamente ou pensa! Não dá pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo! 

 

Faça esse teste! Tente prestar atenção total em sua respiração contando, por exemplo, até três enquanto enche os pulmões e até três enquanto esvazia e seguir uma linha de raciocínio ao mesmo tempo!

A nossa atenção mental total só pode se fixar em um ponto de cada vez! O que pode dar a impressão de que estamos pensando em várias coisas ao mesmo tempo é a rapidez com que passamos de um pensamento ao outro!

Então, escolha observar atentamente uma coisa só: respirar.

 

Quando notar que seus pensamentos estão se dirigindo para fora do presente e te causando ansiedade, medo do futuro, volte a prestar atenção na respiração!

Você passou anos deixando sua mente ir ao futuro o tempo todo, sem disciplina. Agora, precisa decidir que vai colocá-la nos eixos! Ensine sua mente como quer que as coisas sejam agora!

 

Para retirar o pensamento de um foco nocivo e chamá-lo de volta ao presente, ao agora, basta escolher respirar atentamente por alguns minutos!

Respire colocando toda a atenção nisso, diversas vezes ao dia, sempre que se sentir sem energia ou angustiado. Sempre que lembrar, faça o exercício! Coloque lembretes pela casa escrito: RESPIRE!

 

Não deixe a energia negativa e estressante tomar conta de você! Aja consciente de seu momento agora e de seu poder de ação e proteção!

Acredite, você os tem!

Você merece e vai conseguir mudar e ficar em paz!

Mude-se do futuro para o presente! As coisas acontecem aqui, no presente!

 

Fique em paz e em harmonia na força e proteção de seu verdadeiro eu!

 

.

 

Sobre a autora do artigo: Vera Calvet

 

 

Leitura indicada:

 

 

Livro - Curso de Meditação Ráshuah - pode ser encontrado em nossa Loja online - Onde encontra também Cursos e Consultas online

Conheça nossos Cursos de Meditação e Terapias de Autoconhecimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Assuntos abordados
escolha o tema de sua leitura
Please reload

Posts Em Destaque