Rio de Janeiro

Matriz Barra da Tijuca - (21) 2143-1571

WhatsApp e celular: (21) 992544934

Centro, Zona Norte e Sul do Rio de Janeiro e demais cidades listadas abaixo, Terapeutas e Instrutores autorizados para atender a você, sua empresa, escola ou grupo.  

Nova Friburgo - Sítio para retiros em Lumiar

Cabo Frio - (22) 99722-5464

São Paulo - (11) 98691-0192  

Buenos Aires - Argentina - www.rashuah.com.ar

Verifique o cadeado 

no seu navegador

Cursos e consultas online, ivros e dvds

Aqui, em nossa livraria online

Siga-nos

Pagina Facebook Ráshuah
Página G+ Ráshuah
Página Tuwitter Ráshuah
Página YouTube Ráshuah

Blog Ráshuah - Os melhores textos e mensagens de autoconhecimento e meditação

10 sinais de que você pode estar sendo manipulado, sem que perceba!

28/03/2017

Sabemos que existem muitas pessoas manipuladoras! Até reconhecemos claramente algumas delas! Mas o perigo nos ronda ao não percebemos tão claramente quando acontece conosco! E quando percebemos, pode ter sido tarde, pois gerou perdas, transtornos e, pior, um horrível sentimento de que fomos tolos, usados e traídos!

 

Se serve de consolo, saiba que a culpa de ter sido manipulado, raramente é da vítima! Pois uma das características dos manipuladores é estudar a presa para saber como manipular e não ter nenhum pudor, empatia ou caráter para mentir, torcer e seduzir suas vítimas! É desleal mesmo! E sendo a vítima uma pessoa do bem, não vai conseguir sequer supor que exista algo tão torpe em andamento!

Eu disse raramente a culpa é da vítima, pois há quem deliberadamente se faça de cego, temendo perder as "supostas" vantagens, que o manipulador lhe oferece como isca! Nesse caso, existe uma grande parcela de responsabilidade da vítima. Mas, como tudo em nossa vida, isso também é uma experiência de aprendizado.

 

1º SINAL - EFEITO ALMA GÊMEA IMEDIATO

São de uma simpatia ímpar! Costumam vir ao seu encontro, quase casualmente, esbarrando em você. Te abordam tão simpaticamente! Parecem ter o dom da palavra e absurdamente interessados no que você tem a dizer sobre si e seus projetos! Aliás, fazem muitas perguntas sobre isso e pincelam com observações como: Nossa! Que incrível! Eu também sou assim! Exatamente! Você tem toda razão! Também acho isso!

Você acha que encontrou seu parceiro perfeito! Nunca viu uma pessoa tão aberta a ouvir e fazer tantas perguntas interessadas a seu respeito!

Mas, se parar para rever a conversa, que sempre te deixa extremamente empolgado no final, vai perceber que ele não contou muito a seu próprio respeito! Na verdade, foi bem vago e esquivo nessas informações! Isso porque, só depois de estudar você é que vai chegar com alguma história que se encaixe direitinho em suas expectativas!

 

2º SINAL - AMIGO RECENTE MAIS DISPONÍVEL DO MUNDO

Após perceber que você fisgou a isca, o manipulador começa a se mostrar extremamente solícito! Estará sempre mantendo contato, muito, demais até! E você fica encantado de perceber o quanto ele gostou de você, como oferece mimos, delicadezas e atenções inesperadas! Quer sempre ajudar e como é incrível ele estar sempre sorrindo e com um bom humor contagiante!

Mas, se perceber, vai notar que ele cava as oportunidades de aparecer ou ajudar, até mesmo onde não há necessidade. Ninguém fica tão íntimo assim nos primeiros contatos! Mas, como é uma pessoa divertida, que te faz bem, você segue em frente! Afinal, até agora ele não pediu nada em troca! Embora ele apareça e suma também de repente! Como se tivesse sempre apressado para algum compromisso!
Os manipuladores adoram deixar a impressão de "quero mais" nas vítimas! Por isso, são breves nos primeiros contatos!

 

3º SINAL - VOCÊ É A PESSOA MAIS ESPETACULAR DO SÉCULO!
A massagem em seu ego é vital na armadilha! Você se sente reconhecido, massageado em seu ego! Enfim, alguém parece ter te visto! Percebido suas qualidades!

E nesse momento, o manipulador passa para a fase seguinte que é começar a te contar timidamente no início, sem querer te aborrecer com os problemas dele, a grande dificuldade que tem em sua vida! Mas não te conta logo! Faz doce, faz mistério até que você deseje muito saber o que possa estar passando tão excepcional criatura!

Pronto! O terreno está preparado, para a história envolvente do manipulador, fisgá-lo!

Ele já te conhece, o suficiente, para poder contar a história de forma que você não tenha outra alternativa a não ser ajudá-lo! Ele diz precisar de você ao seu lado, por você ser tão especial e ter tanta força! E agradece dizendo o quanto você é a décima maravilha do mundo!

 

4º SINAL - OH COITADO!

Os manipuladores emocionais nunca têm culpa de nada. Independentemente do tipo de erro que tenham cometido, o culpado é sempre uma outra pessoa. Ele é uma pessoa espetacular, de sucesso ou que faz tudo na melhor das intenções! Então, sua história terá elementos que te façam crer que ele foi vítima de alguém, por total boa fé! Aliás, ele vai listar as supostas qualidades dele nessa conversa! Em frases como: "Sou uma pessoa que ajuda a todos!" ou "Sou uma pessoa que acredita demais nos outros!" ou "Tudo o que fiz foi na tentativa de salvar fulano!" e coisas desse tipo. Os manipuladores emocionais nunca se responsabilizam por nada!

E mais tarde, usarão exatamente esse mesmo tipo de argumento, para desenvolver sentimentos de culpa em você! E você se sentirá sempre culpado por vitimar o pobrezinho ou por não ajudar o suficiente! Você se sentirá obrigado a ajudar de qualquer forma! Só que ajudar, nesse caso, será você fazer tudo, pagar por tudo, enfim, você tomar a frente do suposto "problema". Afinal, você é forte e ele é coitadinho!

 

5º SINAL - NA HORA DO COMPROMETIMENTO de verdade, SOME!

Os manipuladores emocionais dizem o que você quer ouvir na hora que precisam de você! Mas quando é você quem precisa dele, a coisa muda de figura! Até juram que estão e estarão ao seu lado para o que der e vier, mas daí até que suas palavras se transformem em ações, vai uma longa distância! São capazes de te chamar de ingrato por não reconhecer o tanto de ajuda e apoio dão a você! Mas se parar para analisar, verá que ajuda mesmo, no sentido de sua mínima necessidade real, não há! Ele sempre se esquiva e pode até aprontar uma briga se mostrando ofendidíssimo com suas exigências absurdas! Ótimos atores!

 

6º SINAL - EFEITO MANDRAKE

O poder de enrolar sua vítima é incrível no manipulador emocional! Tem sempre uma justificativa na ponta da língua e uma história mirabolante para contar quando são espremidos!

São capazes de provar por A+B o quanto suas suspeitas são infundadas, a ponto da vítima duvidar de sua própria sanidade!

Se a pessoa diz ter ouvido dele uma coisa específica, em minutos ele prova que jamais disse aquilo e se disse, não havia a menor intenção de ser na direção que aponta! Ou seja, a pessoa duvida de sua memória, sanidade e acaba por se sentir mal por tê-lo acusado e ofendido!

Um dos truques do manipulador, para sair dessas situações, de quase desmascaramento, é começar a intimidar, chorar, gritar, se afastar, mostrando ter sido injustiçado! Falar muito e enrolar a vítima, que não consegue pensar direito. Insiste que todos os problemas são fruto da imaginação da vítima. Não há nada ali! Mandrake! Sumiu tudo em poucos segundos!

 

7º ACREDITE QUE FAÇO O QUE DIGO, MESMO QUE EU FAÇA O CONTRÁRIO

Inevitavelmente as contradições entre o discurso do manipulador e as atitudes vão começar a divergir!

A pessoa começa a pegar o manipulador, que se diz tão bom, fazendo uma maldade com alguém! Que se diz tão honesto, agindo desonestamente! Que se diz tão preocupado com a pessoa, largá-la na mão, sem sequer avisar! Enfim, o discurso é um, mas as atitudes são outras!

Mas, como não importa o tamanho do problema da pessoa, pois o problema que o manipulador vai usar como justificativa para sua falta será muito, muito maior, mais uma vez confunde sua vítima! São muito criativos! Os manipuladores nunca se cansam de lembrar que os seus problemas são muito graves e que não tiveram outra alternativa a não ser agir daquela forma!

 

8º SINAL - VOCÊ ESTÁ SEMPRE EM DÍVIDA
As pequenas coisas que fazem certo, na hora do discurso, aumentam em proporções! São ótimos em se autopromoverem! Fazem listas infindáveis do quanto fizeram de bom para a pessoa! E sabem cobrar direitinho!

A sensação é a de que por mais que a pessoa faça, sempre está devendo ao manipulador!

9º SINAL - QUANDO BATEM, SOCAM
Por conhecerem cada fragilidade de suas vítimas, o manipulador sabe muito bem onde bater!

E não tem piedade ao usar essa arma quando sente que pode estar perdendo o controle da pessoa! Rebaixa-a à nível de minhoca, com uma frase certeira!

Adeus autoestima!

Agora a pessoa está refém do que o manipulador pense a respeito dela!  E a vítima começa a buscar sua aprovação! Estreitando, mais ainda, o laço de sua forca, sem perceber!

10º SINAL - AQUELA PESSOA SUMIU
Na verdade, ambos somem!

Primeiro quem some é aquela pessoa formidável que o manipulador se mostrou ser no início! Todas aquelas qualidades se foram, embora nunca estivessem ali de fato!

A segunda pessoa a sumir é a vítima! Tudo o que era, antes do manipulador entrar em sua vida, se foi! A pessoa não se reconhece mais! Sofre, mas não consegue definir exatamente porquê!

A alegria e o poder pessoal sumiram! A autoestima também!

Não resta mais ninguém ali! Nem a vítima, nem a imagem do manipulador!

 

Obviamente pintei um quadro bastante radical nos 10 sinais!
Mas, mesmo tendo manipuladores assim, mal intencionados, existem pessoas que são manipuladoras emocionais que não pretendem destruir suas vítimas necessariamente. E sim, dominá-las para que jamais sejam abandonadas!

São pessoas que tem grande apego ao controle e muito medo de perdê-lo sobre os outros! Acreditam que dessa forma, terão sempre alguém ao seu lado. Sem perceberem que o efeito é exatamente oposto!

 

E como sempre, autoconhecimento é a saída!

Conhecer a si mesmo, suas qualidades, potencialidades e limites, gostar de si mesmo é a forma para não cair em armadilhas de pessoas manipuladoras! Ou se cair, perceber em pouco tempo e começar rapidamente a lidar de outra forma, sem se tornar refém de um manipulador.

.

 

Sobre a autora do artigo: Vera Calvet

 

Leitura indicada:

Livro O Eu Controlador

Incluído um teste para saber o quanto

você é uma pessoa controladora

 

 

 

 

 

 

 

Livro Cansei, vou à luta!

A motivação e conhecimento que

precisa para promover mudanças com sucesso

 

 

 

 

 

 

 

 Conheça também nossos Cursos diversos, Curso de Meditação e

Consultas de Autoconhecimento

presenciais e online!

Você merece e pode viver feliz!

 

.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Assuntos abordados
escolha o tema de sua leitura